Avançar para o conteúdo
Início » Abacaxi: a fruta tropical que faz bem para a saúde.

Abacaxi: a fruta tropical que faz bem para a saúde.

  • por

Primeiramente, é uma fruta deliciosa e refrescante, que pode ser consumida de diversas formas: in natura, em sucos, saladas, sobremesas, geleias e até mesmo em pratos salgados. Mas além de saboroso, o abacaxi também traz muitos benefícios para a saúde, graças às suas propriedades nutricionais e funcionais. Em seguida, neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre essa fruta, sua origem, seus tipos e suas características peculiares.

Qual é a origem do abacaxi?

O abacaxi é uma fruta originária da América do Sul, provavelmente do Paraguai, onde era cultivado pelos indígenas desde antes da chegada dos europeus. O nome científico do abacaxi é Ananas comosus, que significa “fruta excelente” em tupi-guarani. Os indígenas costumavam oferecer o abacaxi como um sinal de hospitalidade e paz aos visitantes.

Porém, Os primeiros exploradores europeus ficaram encantados com o sabor e a aparência do abacaxi, que lembrava uma pinha com uma coroa de folhas. Por isso, deram o nome de “piña” em espanhol e “pineapple” em inglês. Foi levado para a Europa no século XVI, onde se tornou uma fruta exótica e apreciada pela nobreza. Para cultivar o abacaxi em climas frios, foram criadas estufas que simulavam as condições tropicais.

Além disso, o abacaxi também se espalhou por outras regiões do mundo, como África e Ásia, onde se adaptou bem ao solo e ao clima. Hoje em dia, o abacaxi é uma das frutas tropicais mais consumidas e produzidas no mundo.

Como o abacaxi chegou ao Brasil?

O abacaxi é uma fruta originária da América do Sul, provavelmente do Paraguai, onde era cultivado pelos indígenas desde antes da chegada dos europeus. O nome científico do abacaxi é Ananas comosus, que significa "fruta excelente" em tupi-guarani.

Chegou ao Brasil juntamente com os colonizadores portugueses, que trouxeram mudas da fruta da Ilha da Madeira, onde já era cultivada. O abacaxi se adaptou facilmente ao solo brasileiro, especialmente nas regiões Nordeste e Sudeste. Os escravos africanos também contribuíram para a disseminação do abacaxi pelo país, pois usavam as folhas da planta para fazer cordas e tecidos.

Em seguida se tornou uma fruta popular no Brasil, tanto pelo seu sabor quanto pelos seus benefícios medicinais. Os índios brasileiros usavam o suco do abacaxi para tratar feridas e inflamações, e as folhas para fazer chás e cataplasmas. Contudo, também passou a fazer parte da culinária brasileira, sendo usado em receitas doces e salgadas, como o famoso bolo de abacaxi e a carne de porco com abacaxi.

Qual é a região de maiores cultivos no Brasil e no mundo?

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil é o segundo maior produtor mundial de abacaxi, ficando atrás apenas da Costa Rica. Em 2018, o Brasil produziu mais de 1 milhão de toneladas de abacaxi, sendo que os principais estados produtores foram Pará, Paraíba, Minas Gerais e São Paulo.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil é o segundo maior produtor mundial de abacaxi, ficando atrás apenas da Costa Rica. Em 2018, o Brasil produziu mais de 1 milhão de toneladas de abacaxi, sendo que os principais estados produtores foram Pará, Paraíba, Minas Gerais e São Paulo.

No mundo, os maiores produtores de abacaxi são Filipinas, China e Índia, respectivamente. O abacaxi é cultivado principalmente em países tropicais e subtropicais, onde há calor e umidade suficientes para o seu desenvolvimento. O abacaxi é uma fruta que tem um ciclo de produção longo, que pode variar de 12 a 24 meses, dependendo das condições climáticas e do manejo da cultura.

Quais são os tipos e características peculiares?

Existem diversos tipos, que se diferenciam pelo tamanho, forma, cor, sabor, aroma e teor de acidez. Os principais tipos de abacaxi cultivados no Brasil são:

– Abacaxi Pérola: é o tipo mais comum e consumido no Brasil. Tem a casca amarela, a polpa branca, o sabor doce e o aroma suave. Tem pouca acidez e muitos espinhos nas folhas.

– Abacaxi Havaí: é um tipo originário dos Estados Unidos, que foi introduzido no Brasil na década de 1960. Tem a casca verde, a polpa amarela, o sabor ácido e o aroma intenso. Tem muita acidez e poucos espinhos nas folhas.

– Abacaxi Smooth Cayenne: é um tipo originário da Guiana Francesa, que foi introduzido no Brasil na década de 1970. Tem a casca amarela, a polpa amarela, o sabor doce e o aroma suave. Tem pouca acidez e muitos espinhos nas folhas. É o tipo mais usado para a produção de sucos e conservas.

– Abacaxi Jupi: é um tipo originário do Brasil, que foi selecionado na década de 1980. Tem a casca amarela, a polpa branca, o sabor doce e o aroma suave. Tem pouca acidez e poucos espinhos nas folhas. É um tipo resistente a pragas e doenças.

Peculiaridades:

Uma característica peculiar do abacaxi é que ele é uma fruta composta, ou seja, formada pela união de vários frutos individuais que se desenvolvem em torno de um eixo central. Cada “gomo” é um fruto separado, que contém uma semente no seu interior. Por isso, tem uma textura fibrosa e irregular.

Uma característica peculiar do abacaxi é que ele é uma fruta composta, ou seja, formada pela união de vários frutos individuais que se desenvolvem em torno de um eixo central. Cada "gomo" é um fruto separado, que contém uma semente no seu interior. Por isso, tem uma textura fibrosa e irregular.

Ainda mais, outra característica peculiar do abacaxi é que ele contém uma enzima chamada bromelina, que tem a capacidade de digerir proteínas. Essa enzima é responsável pelo efeito “carnívoro” do abacaxi, que faz com que ele “coma” a língua e o céu da boca de quem o consome. Juntamente com a bromelina também tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e digestivas, sendo usada para tratar diversas condições de saúde.

Quais são os benefícios do para a saúde?

É uma fruta rica em vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos, que trazem diversos benefícios para a saúde. Entre eles, podemos destacar:

– Ajuda na perda de peso: porém , é uma fruta de baixa caloria (50 kcal por 100 g) e rica em água (86%) e fibras (1,4 g por 100 g), que aumentam a sensação de saciedade e melhoram o trânsito intestinal. Além disso, o abacaxi tem propriedades diuréticas, que ajudam a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo.

Ajuda na perda de peso: porém , é uma fruta de baixa caloria (50 kcal por 100 g) e rica em água (86%) e fibras (1,4 g por 100 g), que aumentam a sensação de saciedade e melhoram o trânsito intestinal. Além disso, o abacaxi tem propriedades diuréticas, que ajudam a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo.

– Fortalece o sistema imunológico: é uma excelente fonte de vitamina C (47 mg por 100 g), que é um poderoso antioxidante que protege as células dos danos causados pelos radicais livres e estimula a produção de anticorpos. Contudo, o também contém outros antioxidantes, como polifenóis, carotenoides e bromelina, que modulam a resposta imune e previnem infecções.

– Favorece a digestão: contém bromelina, uma enzima que facilita a digestão das proteínas presentes nos alimentos de origem animal, como carne, peixe, ovos e laticínios. Bem como, a bromelina também ajuda a reduzir a inflamação do estômago e do intestino, aliviando sintomas como azia, gastrite e úlcera.

– Por fim, previne o envelhecimento precoce: o abacaxi é rico em antioxidantes, como vitamina C, polifenóis, carotenoides e bromelina, que combatem os radicais livres.

Leia também:

Frutas tropicais e seus benefícios para saúde.

Acampamento, como fazer um de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *