Primeiramente, acampar é uma ótima forma de se conectar com a natureza, relaxar, se divertir e viver novas experiências. Mas para que tudo saia bem, é preciso planejar com antecedência e levar em conta alguns fatores importantes. Neste post, vamos dar algumas dicas de como se preparar para uma aventura ao ar livre, quais os recursos necessários para acampar, quais os lugares ideais para montar sua barraca e quais as observações de climas para um bom acampamento. Vamos lá?
Planejamento para acampamento
Antes de sair por aí com sua mochila nas costas, é bom ter uma ideia de onde você vai acampar, por quanto tempo, com quem e o que você vai fazer. Nesse sentido, isso vai te ajudar a escolher o equipamento adequado, a quantidade de comida e água, o transporte e o roteiro. Algumas perguntas que você pode se fazer são:
– Onde vou acampar? É um camping estruturado, com banheiros, chuveiros e tomadas, ou é um lugar selvagem, sem infraestrutura? Isso vai influenciar no tipo de barraca, saco de dormir, colchão e iluminação que você vai precisar.
– Por quanto tempo vou acampar? Um fim de semana, uma semana, um mês? Isso vai determinar a quantidade de roupas, comida e água que você vai levar. Lembre-se de levar roupas adequadas para o clima e para as atividades que você vai fazer.
– Com quem vou acampar? Sozinho, com amigos, com família, com crianças, com animais? Isso vai afetar o tamanho da barraca, a divisão das tarefas e a segurança do grupo. Se você for acampar com crianças ou animais, é bom escolher um lugar seguro, sem riscos de animais selvagens, plantas venenosas ou quedas.
– O que vou fazer no acampamento? Caminhadas, trilhas, escaladas, banhos de rio ou cachoeira, fogueira, churrasco? Isso vai definir os acessórios que você vai levar, como botas, cordas, facas, isqueiros, carvão etc.
Recursos necessários para acampar
Depois que definir o seu plano de acampamento, é hora de fazer a lista dos recursos necessários para levar na sua mochila. Alguns itens básicos são:
– Barraca: escolha uma barraca resistente, impermeável e adequada ao número de pessoas que vão dormir nela. Verifique se ela tem todos os componentes (varetas, espeques, sobre teto) e se está em boas condições. Leve também uma lona ou um plástico para colocar por baixo da barraca e evitar a umidade.
– Saco de dormir: escolha um saco de dormir confortável e compatível com a temperatura do local onde você vai acampar. Contudo, se for muito frio, leve também um cobertor ou um isolante térmico.
– Colchão: escolha um colchão inflável ou auto inflável que seja leve e fácil de transportar. Leve também uma bomba manual ou elétrica para encher o colchão.
– Iluminação: leve lanternas ou lampiões que sejam recarregáveis ou que funcionem com pilhas ou baterias. Leve também velas ou fósforos para emergências.
– Comida e água: leve alimentos não perecíveis, como enlatados, biscoitos, barras de cereal etc. Leve também alimentos frescos que possam ser consumidos rapidamente ou cozidos na fogueira ou no fogareiro. Leve água potável suficiente para beber e cozinhar. Se possível, leve também um filtro ou um purificador de água para usar em fontes naturais.
– Utensílios: leve pratos, copos, talheres e panelas que sejam leves e práticos. Contudo, leve também sacos plásticos para guardar os restos de comida e o lixo.
– Higiene: leve papel higiênico, lenços humedecidos e papel toalha.