Você já experimentou camarão na moranga? Se não, você não sabe o que está perdendo. Esse prato é feito com camarões refogados em um molho cremoso, que são servidos dentro de uma moranga cozida e recheada com queijo. Além de ser muito bonito e decorativo, ele é delicioso e surpreende pelo sabor e pela textura.
Mas você sabe de onde vem o camarão na moranga? E quais são as suas curiosidades? Neste artigo, vamos contar um pouco da história e das características dessa receita que é sucesso no Brasil e no mundo. Acompanhe!
A origem desse prato
É uma receita tipicamente brasileira, que mistura elementos da culinária indígena, africana e portuguesa. A moranga, que é uma variedade de abóbora, é um alimento originário da América, e era muito consumido pelos índios. O camarão é um fruto do mar, que foi trazido pelos portugueses, que também introduziram o queijo e o creme de leite. O molho cremoso é uma influência da culinária africana, que usa o leite de coco e o azeite de dendê.
Acredita-se que essa receita tenha surgido no litoral de São Paulo, no século XIX, como uma forma de aproveitar os ingredientes locais. O prato se popularizou em todo o país, e passou a ser servido em ocasiões especiais, como festas e jantares.
As variedades do camarão na moranga
Pode ser encontrado em diferentes versões, que variam de acordo com os ingredientes e o modo de preparo. Alguns dos exemplos são:
- Camarão na moranga com catupiry: é o camarão na moranga tradicional, mas com uma camada de catupiry por cima do molho cremoso, que derrete e se mistura com os camarões, dando um toque extra de sabor e cremosidade.
- Camarão na moranga com requeijão: é o tradicional, mas com uma camada de requeijão por cima do molho cremoso, que também derrete e se mistura com os camarões, dando um sabor mais suave e delicado.
- Camarão na moranga light: é o camarão na moranga tradicional, mas com algumas substituições para reduzir as calorias e as gorduras. O creme de leite é trocado por iogurte natural, o queijo é trocado por ricota ou cottage, e o azeite de dendê é trocado por azeite de oliva.
Ingredientes para fazer Camarão na moranga
Moranga
1 abóbora do tipo moranga
2 colheres (sopa) de azeite
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta-do-reino preta
Creme
1 Kg de camarões médios limpos
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de ketchup
3 tomates sem pele e sem sementes
1 lata de Creme de Leite sem soro
300g de Requeijão Cremoso
queijo parmesão para gratinar
Modo de Preparo: Moranga
1. Corte um pedaço na parte superior da moranga formando uma tampa, retire as sementes e tempere com azeite, sal e pimenta.
2. Logo após embrulhe em papel alumínio e leve ao forno médio (180°C) por 1h ou até que esteja macia.
Creme
3. Tempere os camarões com sal e pimenta, em seguida doure-os em uma frigideira aquecida com um fio de azeite em pequenas quantidades para não liberar muito líquido e reserve.
4. Na mesma frigideira refogue a cebola e logo após o alho e adicione o ketchup, os tomates picados, os camarões, o creme de leite e o requeijão cremoso.
5. Reserve uma parte do requeijão para passar internamente na moranga.
6. Após a moranga cozida, espalhe parte do requeijão na parte interna e adicione o creme reservado, coloque o queijo por cima e leve ao forno médio (180°C) para gratinar por 30 minutos, sirva em seguida.
As curiosidades do camarão na moranga
É uma receita sofisticada, mas que tem algumas curiosidades. Veja algumas delas:
- O camarão na moranga é uma ótima opção para aproveitar as sobras de camarão cozido ou frito, pois basta refogar com os temperos e o molho cremoso.
- O camarão na moranga é uma fonte de proteína, cálcio, fósforo e vitaminas A e C, que são importantes para a saúde dos ossos, dos músculos e do sistema imunológico.
- O camarão na moranga é um dos pratos preferidos da personagem Tereza Cristina, da novela Fina Estampa. Ela costuma servir o camarão na moranga para os seus convidados, e até mesmo para o seu amante, o Pereirinha.