Avançar para o conteúdo
Início » Esfiha da vovó Ruth: um lanche delicioso e fácil de fazer

Esfiha da vovó Ruth: um lanche delicioso e fácil de fazer

  • por

Quem não gosta de uma esfiha quentinha, recheada com carne, queijo ou frango? Esse salgado de origem árabe é muito popular no Brasil, e pode ser encontrado em padarias, lanchonetes e até mesmo em redes de fast-food.

Mas nada se compara a uma esfiha caseira, feita com carinho e com uma receita de família.

Hoje eu vou compartilhar com vocês uma receita muito especial, que me acompanha desde a infância: a esfiha da vovó Ruth. Ela era uma cozinheira de mão cheia, e sempre fazia uns quitutes para os netos se deliciarem.

A esfiha era um dos seus pratos preferidos, e ela me ensinou todos os segredos para fazer uma massa macia, leve e saborosa.

Eu andei remexendo as minhas receitas e, eis que encontro a tal esfiha deliciosa e com uma massa super fácil de fazer. Além disso, se forem pequenas, rendem que é uma beleza…ótima para festinhas de baixinhos e marmanjos.

Neste artigo, eu vou te mostrar o passo a passo de como fazer a esfiha da vovó Ruth, que pode ser recheada com o que você quiser. Você vai ver como é simples e rápido, e como o resultado é incrível. Vamos lá?

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo

1 copo (tipo requeijão) de óleo de soja ou milho

2 colheres de sopa de margarina

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de sopa de sal

Fermentinho:

2 copos (tipo requeijão) de água morna

3 e 1/2 tabletes de fermento biológico

1 colher de sopa de açúcar

Modo de Fazer:

Diluir o fermento e o açúcar na água morna e acrescentar aos ingredientes secos junto com óleo e margarina.

Sove a massa por 10 minutos adicionando mais farinha até desgrudar das mãos mas num ponto bem mole. Não seque muito a massa.

Deixe crescer dentro de uma vasilha e depois que dobrar de volume, amasse um pouco, pegue uma quantidade pequena da massa e faça uma bolinha de mais ou menos 5 cm de diâmetro.

Abra na palma da mão, coloque o recheio e feche unindo 3 pontas. Coloque a parte da emenda virada para baixo numa forma untada com um pouco de óleo e pincele as esfihas com um ovo batido.

Leve ao forno, que deve estar pré aquecido em temperatura alta. Abaixe para 180°C  e asse por aproximadamente 20 minutos até dourar.

Recheio de Carne:

Tempere 600 g de carne moída (patinho ou coxão mole) com 1 tomate sem pele e sem semente picadinho, 1 cebola picada, 1 limão espremido, Salsinha picada a gosto, Sal e pimenta síria à gosto. Coloque a carne dentro de uma peneira grande que deve ficar apoiada numa vasilha, tampe com filme plástico, leve à geladeira e deixe escorrer o sumo da carne até o dia seguinte. Esprema mais um pouco na hora de rechear.

Recheio de Ricota: 

Tempere 300 g de ricota espremida com pimenta síria e sal a gosto, 1 tomate sem pele e sem semente picadinho, salsinha picada, limão, azeite, azeitonas verdes picadinhas, e 1/4 de xícara de ricota defumada (opcional) ralada no ralador grosso.

Leia também:

A história e as curiosidades do delicioso pãozinho brioche

Etiquetas:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *