Avançar para o conteúdo
Início » Polenta com ragu de costela: uma receita de dar água na boca

Polenta com ragu de costela: uma receita de dar água na boca

  • por

Você está com vontade de comer algo quente, saboroso e reconfortante? Então você vai adorar esta receita de polenta com ragu de costela que vamos ensinar hoje. A polenta com ragu de costela é uma receita típica da culinária italiana, que foi adaptada ao paladar brasileiro.

Ela leva ingredientes simples e que você pode encontrar facilmente. Além de ser muito gostosa, a polenta com ragu de costela é saudável, pois leva um ingrediente muito nutritivo: a costela bovina. Veja a seguir o que é esse corte de carne e como fazer essa receita maravilhosa.

O que é a costela bovina?

A costela bovina é um corte de carne que fica na parte dianteira do boi, entre o pescoço e o lombo. Ela é formada por ossos, cartilagens e carne entremeada de gordura. Ela é muito apreciada pelos brasileiros, que costumam prepará-la na brasa, na panela ou no forno. A costela bovina é uma carne muito saborosa, macia e suculenta, que se solta dos ossos quando bem cozida.

Ela é uma fonte de proteína de alto valor biológico, que ajuda na formação e na manutenção dos tecidos do nosso corpo. Ela também é rica em ferro, que previne a anemia, e em zinco, que fortalece o sistema imunológico. Outros nutrientes importantes que a costela bovina oferece são o cálcio, o fósforo, o magnésio e as vitaminas B6 e B12.

Como fazer a polenta com ragu de costela?

Para fazer a polenta com ragu de costela, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 4 tabletes de Caldo de Costela
  • 2 xícaras (chá) de fubá
  • manteiga para untar
    • Molho:
  • 500g de costela bovina em pedaços
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • meia colher (sopa) de óleo
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 cebola picada
  • 1 folha de louro
  • 2 tabletes de Caldo de Costela
  • 3 tomates maduros sem pele e sem sementes, picados
  • meia xícara (chá) de vinho tinto seco
  • meia xícara (chá) de polpa de tomate

O modo de preparo é muito simples. Siga os passos abaixo:

  1. Coloque para ferver dois litros de água com a manteiga. Dissolva o Caldo de costela e adicione o fubá em chuva, misturando bem com uma colher de cabo longo. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 25 minutos ou até aparecer o fundo da panela. Em seguida, espalhe a polenta em um recipiente refratário médio (20 x 30cm) untado com manteiga. Reserve.
  2. Lave muito bem as costelas e tempere-as com o suco de limão. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e doure a carne. Acrescente o alho e a cebola e refogue. Junte o louro, o Caldo de costela e adicione meio litro de água fervente. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos após pegar pressão ou até que esteja macio. Desligue e espere sair a pressão. Retire os pedaços de carne da panela e desfie-os. Retorne a carne desfiada para a panela e adicione os tomates, o vinho e a polpa de tomate. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até reduzir o molho. Sirva quente sobre a polenta.

Por que comer polenta com ragu de costela?

A polenta com ragu de costela é uma receita que agrada a todos os paladares, pois é uma combinação perfeita de sabores e texturas. A polenta é cremosa e aveludada, o ragu de costela é saboroso e suculento, e o molho é aromático e encorpado. Além disso, a polenta com ragu de costela é uma forma de aproveitar os benefícios da costela bovina, que é uma carne rica em proteína, ferro, zinco e vitaminas. A polenta com ragu de costela também é uma ótima opção para quem quer variar o cardápio e fugir da rotina.

Dicas e comentários

  • Você pode usar outros tipos de carne para fazer o ragu, como carne de porco, carne de frango, carne de cordeiro, etc. Nesse caso, ajuste a quantidade de água e o tempo de cozimento de acordo com o tamanho e a espessura da carne.
  • Você pode variar os temperos que vai usar no molho, de acordo com o seu gosto e a disponibilidade. Outras opções são pimenta, louro, coentro, cebolinha, etc. Mas cuidado para não exagerar e tirar o sabor da carne.
  • Você pode servir a polenta com ragu de costela com salada verde, queijo ralado ou o que mais desejar. Uma boa dica é regar o prato com um pouco de azeite extra virgem antes de servir, para realçar o sabor.

Esperamos que você tenha gostado dessa receita de polenta com ragu de costela e que experimente em casa. Essa é uma forma de aproveitar os benefícios da costela bovina e de fazer uma refeição diferente e deliciosa. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos e deixe o seu comentário. Até a próxima!

Leia também:

Costelinha de porco: uma receita suculenta e irresistível

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *