Receita de Rondelli é uma das receitas mais versáteis e saborosas que existem. Você pode rechear a massa com os ingredientes que preferir, desde queijo e presunto até frango e espinafre.
O molho também pode variar, podendo ser de tomate, branco, bechamel ou até mesmo pesto. O importante é que o rondelli fique bem cremoso e gratinado por cima, para dar aquele toque especial.
Neste texto, vamos te ensinar como fazer rondelli de duas formas diferentes: uma com massa de pastel e outra com massa de lasanha. Ambas são fáceis de fazer e ficam prontas em cerca de uma hora.
Além disso, vamos te contar um pouco da história dessa receita, os benefícios dos seus ingredientes principais, as melhores ocasiões para servir essa massa e outras receitas práticas que combinam com ela. Ficou com água na boca? Então continue lendo e aprenda a fazer rondelli.
A origem do rondelli
O rondelli é uma receita típica da culinária italiana, mas que também tem influências francesas. O nome rondelli vem do francês “roulade”, que significa “enrolado”. Isso porque a massa é enrolada com o recheio dentro, formando rodelas que são dispostas em um refratário e cobertas com molho.
Não se sabe ao certo quando e onde o rondelli surgiu, mas há registros de que ele já era consumido na Itália no século XVIII. Na época, ele era chamado de “rotolo di pasta”, que significa “rolo de massa”. O recheio mais comum era de ricota e espinafre, e o molho era de manteiga e sálvia.
Com o passar do tempo, o rondelli foi ganhando novas versões e ingredientes, como queijo, presunto, carne, frango, cogumelos etc. O molho também foi diversificado, podendo ser de tomate, branco, bechamel, etc. O rondelli se tornou um prato popular e apreciado em diversas regiões da Itália, especialmente na Toscana, na Lombardia e na Sicília.
Hoje em dia, o rondelli é um prato que pode ser encontrado em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Aqui, ele é muito consumido em datas especiais, como Natal, Ano Novo e Páscoa, mas também pode ser feito em qualquer dia da semana, para variar o cardápio e surpreender a família e os amigos.
Como fazer uma receita de rondelli com massa de pastel
Uma forma simples e prática de fazer rondelli é usando massa de pastel, que já vem pronta e pode ser encontrada em qualquer supermercado. Essa massa é fina e crocante, e combina muito bem com o recheio cremoso e o molho suculento. Veja uma receita de rondelli com massa de pastel:
Ingredientes (4 porções)
– 1 pacote de massa de pastel
– 300 g de muçarela
– 300 g de presunto
– 250 g de requeijão cremoso
– 1 lata (350 g) de massa de tomate
– 2 caixas de creme de leite (400 g)
– Alho
– cebola
– Orégano
– Sal
Modo de preparo : 1h
1. Leve ao fogo em uma panela o alho, a cebola, o sal, orégano, a massa de tomate, adicione um pouco de água e por último o creme de leite.
2. Faça um molho (o molho deve ficar um pouco líquido), reserve.
3. Abra a massa, corte no tamanho que desejar e recheie com uma colher bem cheia de requeijão, muçarela e presunto.
4. Enrole e depois corte em rodelas pequenas, repita esse processo até acabar a massa.
5. Distribua as rodelas em uma forma de vidro, jogue por cima o molho reservado (as rodelas tem que ficar totalmente cobertas) e feche com papel alumínio.
6. Leve para assar na temperatura de 180° por 45 minutos ou até a massa estar bem cozida.
7. Retire o papel alumínio e deixe dourar por mais 10 minutos.
8. Sirva quente, acompanhado de uma salada verde.
Como fazer uma receita de rondelli com massa de lasanha
Outra receita para fazer rondelli é usando massa de lasanha, que também é fácil de encontrar e de trabalhar. Essa massa é mais grossa e macia, e dá um aspecto mais tradicional ao prato. Veja como fazer rondelli com massa de lasanha:
Ingredientes (4 porções)
– 2 sachês de molho de tomate
– 1 xícara de chá de água
– 500 g de massa para lasanha
– 500 g de presunto fatiado
– 500 g de muçarela fatiada
– Orégano a gosto
Modo de preparo : 1h
1. Reúna todos os ingredientes;
2. Coloque um sachê de molho de tomate e ½ xícara de água em uma tigela, e misture. Se o molho for ralo, não coloque a água. Depois, despeje-o num refratário e reserve;
3. Pegue uma folha da massa, e cubra-a com duas fatias de presunto e duas de queijo;
4. Faça um rolo, de modo que o presunto e o queijo fiquem dentro da massa;
5. Corte o rolo em 3 pedaços iguais e disponha-os no refratário com o molho. Repita o processo até acabar a massa e preencher todo o refratário;
6. Misture o outro sachê de molho de tomate com mais ½ xícara de água, despeje por cima dos rondellis, e salpique orégano;
7. Cubra o refratário com papel alumínio, e leve-o ao forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 30 minutos. Depois, retire o papel alumínio e deixe assar por mais 10 minutos;
8. Sirva quente, acompanhado de uma salada verde.
Os benefícios do rondelli
O rondelli é uma receita que, além de deliciosa, também traz alguns benefícios para a saúde. Veja alguns deles:
– A massa é fonte de carboidratos, que fornecem energia para o organismo e ajudam no funcionamento do cérebro e dos músculos.
– O queijo e o presunto são fontes de proteínas, que são essenciais para a formação e a manutenção dos tecidos, dos órgãos e do sistema imunológico.
– O requeijão e o creme de leite são fontes de cálcio, que é importante para a saúde dos ossos e dos dentes, e de gorduras boas, que auxiliam na absorção de vitaminas e na regulação hormonal.
– O molho de tomate é fonte de licopeno, um antioxidante que previne o envelhecimento celular e protege contra alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama.
– O alho e a cebola são fontes de alicina, uma substância que tem ação antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, e que ajuda a combater infecções e a fortalecer o sistema imunológico.
– O orégano é fonte de timol, um composto que tem propriedades antissépticas, expectorantes e digestivas, e que ajuda a aliviar problemas respiratórios, como tosse e bronquite, e a melhorar a digestão.
As melhores ocasiões para servir o rondelli
O rondelli é uma receita que pode ser servida em diversas ocasiões, desde um almoço ou jantar em família até uma reunião com amigos ou um evento especial.