Avançar para o conteúdo
Início » A história e as curiosidades do delicioso pãozinho brioche

A história e as curiosidades do delicioso pãozinho brioche

  • por

Você já experimentou um pãozinho brioche? Se não, você não sabe o que está perdendo. Esse pãozinho é macio, fofinho, levemente adocicado e muito saboroso. Ele pode ser consumido puro, com manteiga, geleia, queijo, presunto ou do jeito que você preferir.

Além de ser uma ótima opção para o café da manhã ou o lanche da tarde, ele também pode ser usado para fazer sanduíches, torradas, rabanadas e até mesmo pudim.

Mas você sabe de onde vem esse pãozinho tão especial? E quais são as suas curiosidades? Neste artigo, vamos contar um pouco da história e das características do pãozinho de brioche. Acompanhe!

A origem do pãozinho brioche

O pãozinho de brioche é originário da França, mais especificamente da região da Normandia. O seu nome vem do verbo francês “brier”, que significa “trabalhar a massa com um rolo”.

Isso porque, para fazer esse pãozinho, é preciso sovar bem a massa, que leva farinha, leite, ovos, açúcar, fermento e muita manteiga.

Acredita-se que o pãozinho de brioche tenha surgido no século XVII, mas há registros de que ele já era consumido na Idade Média, principalmente pelos nobres e pelos clérigos. Um dos episódios mais famosos envolvendo esse pãozinho foi quando a rainha Maria Antonieta teria dito, diante da escassez de pão para o povo:

“Se não têm pão, que comam brioches”. Essa frase, que na verdade nunca foi dita pela rainha, simboliza a distância entre a aristocracia e o povo na época da Revolução Francesa.

Receita de Pãozinho Brioche

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo

2 e 1/4 colher de chá de fermento químico seco

1 e 1/2 colher de chá de sal

1 e 1/2 colher de sopa de açúcar

1 e 1/2 colher de sopa de leite em pó

4 e  1/2 colher de chá de manteiga sem sal

1 xícara de água morna

1 ovo inteiro

Modo de Fazer:

Coloque a farinha de trigo numa tigela funda e faça um buraco no centro.

Adicione o fermento, açúcar, leite em pó, sal, margarina e acrescente a água morna aos poucos.

Depois adicione o ovo e sove a massa por uns 20 minutos numa bancada enfarinhada até soltar das mãos.

Coloque de volta na tigela, feche com um filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume (1 hora e 1/2 mais ou menos). 

Depois de crescido, amasse ligeiramente a massa e divida em 12 pedaços iguais.

Faça bolinhas ou “rolls” como “croissant”, coloque os pãezinhos numa forma distantes uns 5 cm umas das outras e deixe crescer novamente por mais ou menos 40 minutos.

Bata ligeiramente um ovo e passe por cima das bolinhas com um pincel. Leve ao forno pré aquecido a 180°C por mais ou menos 20 minutos ou até estarem bem douradinhos.

Dica*: Eu coloquei as bolinhas de pão para crescer a segunda vez dentro de forminhas de empadinha. Assim todas ficaram do mesmo formato e tamanho.

Leia também:

Bolo Gelado de Limão: Uma Delícia Refrescante!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *