Avançar para o conteúdo
Início » Dia das Crianças, no Brasil e no Mundo.

Dia das Crianças, no Brasil e no Mundo.

  • por

Você sabia que o Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países, mas nem sempre na mesma data? E que no Brasil, essa data só ganhou popularidade a partir de uma campanha de marketing de uma indústria de brinquedos? Neste post, vamos contar um pouco da história e do significado dessa data tão especial para os pequenos e para os adultos que ainda guardam uma criança dentro de si.

Como surgiu o Dia das Crianças no Brasil

A ideia de criar um dia dedicado às crianças surgiu em 1923. Quando o Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, o deputado federal Galdino do Valle Filho. Aproveitou a ocasião e elaborou um projeto de lei que estabelecia o dia 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças. O projeto foi aprovado e o decreto nº 4867 foi assinado pelo presidente Arthur Bernardes em 5 de novembro de 1924  .

No entanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Em 1940, o presidente Getúlio Vargas tentou mudar o Dia das Crianças para 25 de março, mas não obteve sucesso. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela. O diretor comercial da empresa, Eber Alfred Goldberg, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”, que oferecia descontos e promoções para os consumidores que comprassem brinquedos na semana do dia 12 de outubro .

O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos. Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país .

Qual foi a primeira criança homenageada

Não há registros oficiais sobre qual foi a primeira criança homenageada no Dia das Crianças no Brasil. No entanto, podemos imaginar que as primeiras crianças que receberam algum tipo de homenagem foram aquelas que participaram do 3º Congresso Sul-Americano da Criança em 1923, onde foram discutidos temas como educação, saúde e assistência social infantil. Talvez elas tenham recebido algum diploma, medalha ou lembrança pelo seu envolvimento no evento.

Outra possibilidade é que as primeiras crianças homenageadas tenham sido aquelas que ganharam brinquedos na “Semana do Bebê Robusto” em 1955, quando a data começou a ser popularizada pela indústria de brinquedos. Nesse caso, elas teriam sido presenteadas com bonecas, carrinhos, jogos e outros itens que faziam parte do catálogo da Estrela na época.

Em quais lugares do mundo que se comemora essa data como dia das crianças

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países, mas nem sempre na mesma data. De acordo com a história e o significado da comemoração. Cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores.

Um dos marcos internacionais mais importantes para os direitos da criança foi a Declaração dos Direitos da Criança, oficializada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 20 de novembro de 1959. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. Por isso, muitos países adotaram essa data como o Dia Mundial da Criança ou o Dia Universal da Criança.

No entanto, alguns países preferiram manter ou criar outras datas para celebrar o Dia das Crianças, de acordo com suas tradições, costumes ou acontecimentos históricos. Por exemplo, na Índia, o Dia das Crianças é comemorado em 14 de novembro, data de nascimento do primeiro-ministro Jawaharlal Nehru, que era conhecido por seu amor pelas crianças.

Na China, o Dia das Crianças é celebrado em 1º de junho, data que foi escolhida em 1949 pelo Partido Comunista Chinês para marcar a fundação da República Popular da China.

No Japão, o Dia das Crianças é festejado em 5 de maio, data que faz parte da chamada “Semana Dourada”, um período de feriados nacionais que começa em 29 de abril.

No Brasil, como vimos, o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro, mesma data em que se celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país. Essa coincidência faz com que muitas famílias aproveitem a data para realizar atividades religiosas e culturais, além de presentear as crianças com brinquedos e passeios.

Conclusão

O Dia das Crianças é uma data que tem uma origem histórica e social, mas que também foi influenciada pelo mercado e pela mídia. Independentemente disso, é uma data que deve ser aproveitada para valorizar a infância, reconhecer os direitos das crianças e promover a convivência familiar e social. Afinal, como disse o escritor Antoine de Saint-Exupéry: “Todas as pessoas grandes foram um dia crianças, mas poucas se lembram disso”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version