Antes de tudo, você sabe como surgiu o Halloween, essa festa tão divertida e assustadora? Vem comigo que eu te conto!
O Halloween é uma tradição muito antiga, que remonta aos tempos dos celtas, um povo que vivia nas Ilhas Britânicas há mais de 3 mil anos. Eles celebravam o festival de Samhain, que marcava o fim do verão e o início do ano novo celta, no dia 1º de novembro. Ao passo que, nessa data, eles acreditavam que os espíritos dos mortos voltavam à Terra para possuir os corpos dos vivos. Que medo, né? Por isso, eles usavam fantasias e objetos sombrios para afugentar esses fantasmas indesejados. Eles também acendiam fogueiras e ofereciam comida aos mortos, para homenageá-los e aplacar sua ira.
Com a chegada do cristianismo na Europa, a Igreja Católica tentou acabar com as festas pagãs, substituindo-as por celebrações cristãs. Foi assim que o Dia de Todos os Santos, que era comemorado em maio, passou para 1º de novembro, coincidindo com o Samhain. A véspera desse dia, 31 de outubro, ficou conhecida como All Hallows’ Eve, que significa “véspera de todos os santos”. Com o tempo, essa expressão se abreviou para Halloween.
Popularidade do Halloween.
O Halloween se popularizou nos Estados Unidos no século XIX, graças aos imigrantes irlandeses que levaram essa tradição para lá. Lá, a festa ganhou novos elementos, como as abóboras esculpidas com rostos e velas dentro, chamadas de jack-o-lanterns. Conforme a lenda diz que elas representam a alma de um homem chamado Jack, que enganou o diabo várias vezes e foi condenado a vagar pelo mundo com uma lanterna feita de um nabo. Como nos EUA não havia nabos, eles usaram abóboras.
Outra tradição típica do Halloween americano é o “doce ou travessura” (trick or treat), em que as crianças se fantasiam de monstros e batem nas portas das casas pedindo guloseimas. Contudo, se não receberem doces, elas ameaçam fazer travessuras aos moradores. Essa brincadeira tem origem em um costume medieval, em que os pobres pediam comida em troca de orações pelas almas dos mortos.
Hoje em dia, o Halloween é uma das festas mais famosas do mundo, sendo celebrado em vários países, inclusive no Brasil. Aqui, ele chegou por volta dos anos 1990, influenciado pela cultura americana. Apesar de não ser uma tradição nacional, muitas escolas, bares e clubes promovem festas temáticas nessa data, com fantasias, decorações e músicas alusivas ao Halloween. Alguns brasileiros também aproveitam a ocasião para resgatar as lendas do nosso folclore, como o Saci-Pererê, a Mula-Sem-Cabeça e o Curupira.
Afinal, e você, gosta do Halloween? Já se fantasiou de alguma coisa assustadora? Conta pra mim nos comentários! E não se esqueça de compartilhar esse post com seus amigos e amigas que também curtem essa festa tão divertida e assustadora!