Primeiramente, o pão caseiro integral é uma ótima opção para quem quer comer um pão fresquinho, macio e crocante, feito com ingredientes naturais e sem conservantes. O pão caseiro integral é feito com farinha de trigo integral, que é mais rica em fibras, vitaminas e minerais do que a farinha branca. Além disso, o pão caseiro integral tem um sabor mais intenso e aromático, que combina com diversos tipos de recheios e acompanhamentos.
Neste texto, você vai aprender como fazer o pão caseiro integral, quais são os ingredientes necessários, qual é o modo de preparo e quais são as dicas para deixar o seu pão ainda mais gostoso. Você também vai conhecer um pouco da história dessa receita, que tem origem milenar, mas que se popularizou no Brasil com a chegada dos imigrantes europeus. Vamos lá?
A origem do pão caseiro integral
A princípio, o pão é um dos alimentos mais antigos da humanidade, sendo consumido desde a pré-história. Os primeiros pães eram feitos com farinha de cereais misturada com água e assados sobre pedras quentes ou sob as cinzas do fogo. Esses pães eram duros, secos e sem fermentação.
Ainda mais, com o passar do tempo, os pães foram se aperfeiçoando, com a descoberta do fermento, que deixava a massa mais leve e macia, e com a introdução de outros ingredientes, como sal, açúcar, mel, leite, ovos, manteiga, frutas, nozes e especiarias. Os pães também passaram a ser assados em fornos de barro, de pedra ou de metal, que garantiam uma temperatura mais uniforme e um cozimento mais rápido.
Em outras palavras, o pão integral é aquele que é feito com farinha de trigo integral, que é obtida da moagem do grão de trigo inteiro, sem retirar o farelo e o gérmen, que são as partes mais nutritivas do cereal. O pão integral é mais escuro, mais denso e mais úmido do que o pão branco, que é feito com farinha de trigo refinada, que é obtida da moagem apenas do endosperma, que é a parte mais rica em amido do grão.
Surgiu na antiguidade, sendo consumido por povos como os egípcios, os gregos, os romanos e os hebreus. Porém, o pão integral era considerado um alimento inferior, destinado aos pobres, aos escravos e aos soldados, enquanto o pão branco era reservado aos ricos, aos nobres e aos sacerdotes.
No Brasil
No Brasil, o pão integral se popularizou com a chegada dos imigrantes europeus, principalmente os alemães e os italianos, que trouxeram a tradição de fazer o pão em casa, usando o forno a lenha. O pão integral era feito com farinha de trigo integral, fermento, água, sal e às vezes mel ou açúcar mascavo. O pão integral era consumido no café da manhã, no lanche da tarde ou como acompanhamento das refeições.
Nesse sentido, hoje em dia, o pão integral é apreciado por muitas pessoas, que buscam uma alimentação mais saudável e equilibrada. O pão integral é uma fonte de fibras, que auxiliam na digestão, no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares e intestinais. Além disso, ele também é uma fonte de vitaminas do complexo B, que são importantes para o metabolismo, para o sistema nervoso e para a saúde da pele, dos cabelos e das unhas. Ainda contém minerais como ferro, zinco, magnésio e selênio, que são essenciais para o funcionamento do organismo.
Os ingredientes do pão caseiro integral
Para fazer o pão caseiro integral, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 4 e 2/3 xícaras de farinha de trigo integral (780 g)
- 1 colher de sopa de fermento biológico (10 g)
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa bem cheias de açúcar mascavo (50 g)
- 2 colheres de sopa de manteiga com sal (50 g)
- 2 copos americanos de leite morno (400 ml)
- 1 gema para pincelar
Esses ingredientes rendem um pão caseiro integral para 10 porções e o tempo de preparo é de 70 minutos.
O modo de preparo do pão caseiro integral
O modo de preparo do pão caseiro integral é simples e rápido. Você só precisa seguir os seguintes passos:
- Em uma tigela, coloque o fermento, o açúcar mascavo, o leite e mexa muito bem;
- Adicione os ovos, mexa mais um pouco, acrescente 1/4 da farinha de trigo integral, bata bem, cubra com um plástico filme e deixe descansar por 30 minutos;
- Depois que descansou, mexa a massa para retirar o ar, adicione a manteiga, mexa para incorporar e comece a acrescentar a farinha de trigo integral aos poucos. Batendo bem para que não fique nenhum gruminho;
- Quando a massa pesar, retire a colher e sove com a mão até que não grude mais;
- Transfira a massa para a bancada polvilhada com farinha de trigo integral e sove por uns 10 minutos ou até que ela esteja homogênea;
- Pincele azeite na tigela, coloque a massa, cubra com plástico filme e um pano e deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de tamanho;
- Após o descanso, retire o ar da massa, unte a bancada com azeite, porcione a massa. Abra com auxílio de um rolo até a espessura aproximada de 5 mm e enrole o pão;
- Acomode os pães em formas untadas e enfarinhadas com farinha de trigo integral, cubra com um pano e deixe descansar por 40 minutos;
- Depois que, descansou, pincele uma gema sobre os pães, polvilhe farinha de trigo integral e faça alguns cortes com uma faca bem afiada para decorar;
- Coloque as formas dentro de uma forma maior e leve ao forno pré aquecido a 180 ºC por 40 minutos ou até dourar.
As dicas para deixar o seu pão caseiro integral mais gostoso
O pão caseiro integral é uma receita que já é muito gostosa por si só, mas você pode deixá-la ainda mais saborosa com algumas dicas simples. Veja algumas delas:
- Você pode usar outros tipos de farinha integral, como de aveia, de centeio, de cevada ou de arroz, para variar o sabor e a textura do seu pão. Você também pode misturar farinhas diferentes, como metade de farinha de trigo integral e metade de farinha de aveia, por exemplo.
- Bem como, você pode acrescentar outros ingredientes à massa, como sementes de linhaça, de gergelim, de girassol ou de chia, para aumentar o valor nutricional e o sabor do seu pão. Você também pode adicionar frutas secas, como uva passa, damasco, figo ou ameixa, para dar um toque doce e aromático ao seu pão.
- Contudo, você pode usar outros tipos de fermento, como o fermento natural. Também chamado de levain, que é feito com farinha e água, e que confere um sabor mais ácido e uma textura mais aerada ao seu pão. Você também pode usar o fermento químico, que é o mesmo usado para fazer bolos, e que deixa o pão mais leve e fofo.
- Por fim, você pode usar outros tipos de líquidos, como água, iogurte, suco de laranja ou de maçã, para hidratar a massa do seu pão. Você também pode usar outros tipos de gorduras, como óleo, margarina ou banha, para dar maciez e sabor.